A CÓLERA MATA

A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Frequentemente, a infecção é assintomática ou causa diarreia leve. Pode também se apresentar de forma grave, com diarreia aquosa e profusa, com ou sem vômitos, dor abdominal e caimbras. Quando não for tratada imediatamente, pode ocorrer desidratação intensa, levando a graves complicações e até mesmo a morte. A doença está ligada directamente ao saneamento básico e à higiene pessoal.

O período de incubação da bactéria, tempo que leva para provocar os primeiros sintomas no organismo, varia de algumas horas a 5 dias da infecção. Na maioria dos casos, esse período é de 2 a 3 dias. O período de transmissão ocorre enquanto a pessoa estiver eliminando a bactéria nas fezes, o que ocorre na maioria dos casos, até poucos dias após a cura. Para fins de vigilância, o período aceite como padrão é de até 20 dias.

Nota Importante: Quando não tratada prontamente e de forma correcta, a cólera pode evoluir para quadros mais graves e provocar complicações, como desidratação intensa, levando inclusive, à morte.

 

CAUSA

A cólera é causada pela acção da toxina liberada por dois sorogrupos específicos da bactéria Vibrio cholerae (sorogrupos O1 e O139). A toxina se liga às paredes intestinais, alterando o fluxo normal de sódio e cloreto do organismo. Essa alteração faz com que o corpo perca grandes quantidades de água, o que provoca diarreia aquosa, desitradação e perda de fluidos e sais minerais importantes para o corpo.

Observação: Vibrio cholerae de outros sorogrupos (não O1 e não O139) e dos sorogrupos O1 e O139 que não produzem toxina, não causam cólera. Podem causar diarreia, porém, menos severa que a cólera e sem potencial epidémico.
 

TRANSMISSÃO

A transmissão da cólera ocorre por via fecal-oral, ou seja, pela ingestão de água ou alimentos contaminados, ou pela contaminação de pessoa para pessoa. Os alimentos de forma geral, podem ser contaminados durante a cadeia produtiva e durante sua manipulação.

Além disso, como o agente causador da cólera faz parte do ambiente aquático, pode-se associar a mariscos (crustáceos e moluscos), peixes e algas, entre outros, possibilitando a transmissão da cólera se esses alimentos forem consumidos crús ou mal cozidos.
 

FACTORES DE RISCO

Os principais factores de risco para a cólera são:

  • Condições precárias de saneamento básico;
  • Consumo de água sem tratamento adequado;
  • Condições precárias de higiene pessoal;
  • Consumo de alimentos sem higienização ou manipulação adequadas;
  • Consumo de peixes e mariscos crús ou mal cozidos.
 

COMPLICAÇÕES

As complicações da cólera são decorrentes do total estado de esgotamento do corpo, causado pela diarreia e pelos vómitos. Essas complicações, ocorrem frequentemente em pessoas mais vulneráveis, como idosos, diabéticos, desnutridos, portadores do vírus HIV e aquelas pessoas que têm patologia cardíaca prévia. A desidratação, se não for tratada adequadamente, leva à deterioração progressiva da circulação, da função renal e do equilíbrio de água e minerais no corpo, causando dano a todos os sistemas do organismo.

Como consequência, podem ocorrer as seguintes complicações:

  • choque hipovolêmico (diminuição da quantidade de sangue circulante no corpo);
  • necrose renal;
  • fraqueza intestinal;
  • queda de potássio no sangue, levando a arritmias cardíacas;
  • hipoglicemia, com convulsões e coma em crianças.

Em gestantes, o choque hipovolêmico pode induzir a ocorrência de aborto e parto prematuro.
 

TEM CURA?

Sim, a cólera tem cura, desde que o tratamento seja iniciado o mais breve possível e seja feito da forma adequada. Caso o tratamento não seja feito da forma adequada, a doença pode evoluir para complicações e levar à morte.

Anexos

5 PASSOS BÁSICOS PARA PREVENIR A CÓLERA
COMO PREVENIR A CÓLERA E OUTRAS DIARREIAS